< Arte Plural Assessoria de Comunicação ::: Jornalista: Fernanda Teixeira

HOME |   RELEASES

São Paulo,

PORTFÓLIO
CLIENTES

Corretora dos brasileiros em Miami, Yara Gouveia fecha negcios milionrios. Em 2011 vendeu US$ 30 milhes

De musicista (formada pela Santa Marcelina) e professora do Porto Seguro por 15 anos a bem-sucedida corretora de imveis de alto padro, Yara Gouveia recebeu o Top Producer em 2011. Vendeu US$ 30 milhes no ano passado. O prmio a coloca no patamar dos maiores corretores de Miami. Empresria, acaba de abrir novo negcio,a loja de caf gourmet Rococoa, no disputado Aventura Mall, shopping dos mais badalados da Flrida. Com a crescente ida de brasileiros a Miami, Yara Gouveia acumula histrias inusitadas em 12 anos de profisso. Aqui ela conta por que, neste momento, mais vantajoso, financeiramente, comprar um apartamento em Miami que um no Brasil

No toa que a paulista Yara Gouveia conhecida como a corretora dos brasileiros em Miami. Cidad americana, h 16 anos morando nos Estados Unidos onde atua h 12 no mercado de imveis de alto padro, ela acaba de receber o prmio Top Producer. A honra a colocou no patamar da profissional que mais vendeu entre os 85 funcionrios da Elite International Realty. Atendendo a uma mdia de dois clientes por dia, ano passado Yara vendeu um total de US$ 30 milhes em apartamentos em Miami, sendo o de menor custo a US$ 219 mil dlares e o mais caro a US$ 5 milhes. Signo de Escorpio, formada pela Escola Superior de Msica Santa Marcelina, Yara foi professora de msica no Colgio Porto Seguro durante 15 anos. Viajou o mundo todo at ir viver em Miami, onde decidiu tirar licena de corretora de imveis. A atividade - que no comeo era hobby - se transformou em profisso quando sua vida sofreu uma reviravolta e ela precisou sustentar a famlia. Dedicao ao trabalho, experincia de vida e personalidade comunicativa resultaram num modo de vida que une trabalho e prazer. No simples tirar licena de corretor em Miami. necessrio ter ingls fluente, boa comunicao, conhecimentos gerais. O trabalho de corretagem l visto como muita seriedade e o profissional tem a licena suspensa por qualquer denncia. Alm da tica, para obter sucesso nas vendas, o corretor de imveis em Miami precisa falar a mesma lngua do cliente. Yara conhece o perfil do comprador e sente-se segura nesse meio, pois j esteve do outro lado, investindo em imveis, antes da corretagem. "O cliente de alto padro conhece marcas, grifes, frequenta os melhores restaurantes. Constru meu know-how a partir de minha vivncia. Viajei o mundo, sei onde ficam os melhores restaurantes e as melhores lojas. Isso me aproxima de meus clientes", conta, radiante, a mulher de negcios, que acaba de comprar um carro novo ("para melhor atender meus clientes"), um Audi A6 2012. Com isso, Yara se destaca entre a imensa concorrncia de corretores de imveis em Miami. "Oriento meu cliente a fazer o melhor negcio, auxilio na busca de financiamento, abertura de empresa jurdica e outras burocracias. Depois de 12 anos na rea, sei tudo o que se passa no mercado de imveis da regio." De braos abertos para o Brasil A sensao de segurana e bem-estar de Miami ostentada pelos brasileiros. A cidade tambm privilegiada, sobretudo, pela sua localizao no mapa. Miami est a duas horas e meia de avio de Nova York, a cinco horas de Los Angeles, a quatro de Las Vegas e a oito e meia de Paris. Alm disso, Miami fica a trs horas de carro da Disney e os cruzeiros da cidade saem para todo o Caribe e Bahamas. Financeiramente falando, neste momento est mais barato investir em um apartamento l que no Brasil, devido crise americana e supervalorizao dos imveis daqui - principalmente em So Paulo e no Rio de Janeiro. Yara compara o mercado imobilirio a um mercado de aes, onde a dica vender na alta para comprar na baixa. E os empreendimentos de Miami no param de crescer. Imveis so construdos e lanados a todo vapor e so vendidos ainda na planta. "De uns tempos para c, Miami est de braos abertos para os brasileiros, que so bem-recebidos desde a imigrao. Restaurantes e lojas frequentemente contratam atendentes que falam a nossa lngua. A razo disso o dinheiro que os brasileiros esto gastando na cidade", diz Yara. Segundo o departamento de comrcio americano, os brasileiros deixaram l US$ 1 bilho no primeiro semestre do ano passado, um aumento de 61% sobre o mesmo perodo do ano anterior. Todo esse dinheiro gasto em roupas, jias, carros, arte e, claro, em imveis. Yara Gouveia atribui essa "invaso" dos brasileiros tambm s caractersticas paradisacas de Miami, sobretudo ao clima, sempre com sol e calor (praia) e segurana, total e absoluta. "Em Miami no existe assalto no sinal de trnsito. Os clientes podem usar seus rolex e joias vontade, pois aqui comum. Carros como Mercedes ou Audi so considerados populares." Alm disso, Miami o paraso das compras, com inmeros shoppings e lojas de desconto. Tem eventos culturais como teatro e shows de artistas renomados acontecendo a todo tempo. O caso de amor entre brasileiros e Miami reflete em uma pesquisa do Visit Florida, rgo que promove o turismo no Estado: a Flrida considerado o destino nmero 1 dos brasileiros nos Estados Unidos e, em 2010, mais de um milho de brasileiros visitaram o Estado, 49% a mais do que o ano anterior. De US$ 200 mil e US$ 5 milhes O pblico-alvo brasileiro de Yara Gouveia variado - casados, divorciados, jovens e mais velhos - e o preo mdio dos imveis varia entre US$ 200 mil e US$ 5 milhes. Os brasileiros, normalmente, fecham negcios em apartamentos de 2 e 3 dormitrios, de alto padro, nas praias de Sunny Isles, Miami Beach, Hollywood, South Beach e Brickell. "Para mim, o cliente mais importante o que estou atendendo no momento. Independente do quanto ele tem pra investir, trato com a mesma ateno e dou o mesmo suporte". Os imveis mais fceis de vender so os novos, nunca habitados. "Foram construdos em enorme quantidade antes da crise nos Estados Unidos. Com isso, os construtores ficaram com um estoque grande parado, tendo que baixar o preo para poder vender, sobretudo devido presso dos bancos que financiaram a obra", diz Yara. Mas, segundo a corretora, esses imveis j esto acabando e novos empreendimentos sero lanados em breve. Os chamados "p na areia" tambm atraem o comprador. Os estrangeiros - e neste pblico, alm dos brasileiros, tambm inclumos os canadenses, venezuelanos, colombianos, mexicanos - usam Miami para passar frias, e preferem os apartamentos na praia. Dia-a-dia agitado da corretora Yara Gouveia quem preenche sua prpria agenda e trabalha para a empresa Elite International Realty. A corretora busca os clientes nos hotis, aeroportos e passa o dia apresentando imveis. "Nos dois ltimos anos, devido avalanche de brasileiros comprando em Miami, minha rotina est uma loucura", conta ela, que acorda s 6 da manh respondendo e-mails e atendendo telefonemas. Uma facilidade para os dias de hoje que contratos podem ser fechados distncia. "No precisamos da presena fsica para absolutamente nada, tudo pode ser feito por e-mail". Yara j vendeu um imvel para uma cliente do Brasil por internet. "Trocamos cerca de 300 e-mails e a venda foi realizada. At agora, foi o nico sem ouvir a voz do cliente, mas estou habituada a vender apartamentos por telefone." Na maioria das vezes, a compra presencial, o que estreita a relao de ambos. "Costumamos sair para almoar ou jantar durante todo o processo da compra e, depois, para celebrar. Envolvo os clientes, de forma que eles acabam se tornando meus amigos. Com isso, meu crculo de convivncia em Miami cresce diariamente." O suporte que Yara oferece para os clientes muito importante. "Eles precisam de intrprete, abertura de conta em banco. No abandono meus clientes nem aps a venda. At que eles se familiarizem com a vida de Miami, precisamos ensinar como pagar uma conta pelo correio, dar o contato de um mdico amigo, orientar na compra de um carro. Os ajudo com seguros, leis de trnsito etc." Fatos inusitados e curiosos no faltam no dia-a-dia de Yara Gouveia. Clientes esquecem que os imveis devem ser pagos em dlares, ou ignoram o fuso horrio e ligam para a corretora de madrugada. Tudo isso transforma sua vida profissional em algo agitado, que adora fazer. A dedicao faz com que a corretora esteja sempre antenada a novas oportunidades e empreendimentos diferenciados. Uma das novidades um imvel, ainda em construo, na praia de Sunny Isles, em que o morador e seu carro so levados at o andar do apartamento, em um elevador panormico. E tudo isso beira-mar. Alm deste empreendimento de alto-padro (Porsche), Miami se prepara para receber os condomnios luxuosos Regalia, Acqualina 2 e Apogee Beach, entre outros. Caf gourmet e mulher de negcios Alm do sucesso na corretagem, Yara comemora seu recm-fechado negcio. Trata-se da loja de caf gourmet Rococoa, a ser inaugurada no badalado shopping Aventura Mall, Miami. " muito difcil conseguir um espao neste shopping, nesta localizao", conta Yara sobre a conquista. A corretora divide a sociedade com um cliente e o proprietrio da Elite Internation Realty, Lo Ickowicz. "No pensava em ser dona de uma rede de cafs, tudo aconteceu muito rpido." A loja ser inaugurada no final deste ms e deve se expandir para outros shoppings. Os scios pretendem trazer o conceito para o Brasil. Em tempo, mais um fato que afirma o grande volume de vendas de imveis em Miami para brasileiros o escritrio da Elite International Realt, que abre uma filial em So Paulo, no Jardins, na rua Estados Unidos em fevereiro de 2012. A sede dar todo suporte jurdico e na obteno de financiamento, alm de tirar as dvidas de seus clientes, antes ou depois de sua visita em Miami para a compra. ARTEPLURAL - Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355 Adriana Balsanelli - (11) 9245-4138 Douglas Picchetti - (11) 9814-6911 Renato Fernandes - (11) 7286-6703 www.artepluralweb.com.br www.twitter.com/arteplural Facebook - Arteplural

Assessoria de Imprensa
ARTEPLURAL Comunicao
Jornalista responsvel - Fernanda Teixeira
MTb-SP: 21.718 - tel. (11) 3885-3671 / 9948-5355
fernanda@artepluralweb.com.br
www.artepluralweb.com.br